Intercâmbio

segunda-feira, junho 08, 2015

Há algum tempo já que sempre me perguntam se eu já fiz intercâmbio, como foi, pra onde eu fui e aquelas duvidazinhas de SEMPRE de qualquer pessoa que já pensou em fazer um intercâmbio já teve!

top-razoes-para-fazer-intercambio

Na hora de fazer um intercâmbio várias questões são importantes serem colocadas no papel.

Onde, quando, quanto tempo, fazer o que, com quem, tudo isso são pontos a serem muito bem avaliados.

Eu fiz intercâmbio na Inglaterra por um tempo e se eu posso te dar um conselho é…FAÇA!!!

Onde?

Nessa hora ninguém melhor pra saber de você que você mesmo. Muitas pessoas vão sugerir vários lugares, mas só você sabe que tipo de lugar mais parece com você! Um lugar que tem praia? Que faça frio? Calor? Montanhas? Centros Urbanos? Isso só você pode decidir de acordo com a sua personalidade!

Lugares legais são, São Francisco, Toronto, Vancouver, Interior da Inglaterra, Sidney, enfim, com certeza existe um lugar perfeito pra você!!!

Minha cidade escolhida foi Swanage, no Sul da Inglaterra. Uma cidade bem pequena e litorânea, porém do jeitinho que eu gosto.

Quando?

Bom, isso faz parte da sua resposta acima!!! Se você gosta de calor, você pode fazer no meio do ano, quando é verão na Europa e EUA. Se você gosta muito (muito mesmo) de frio, os últimos meses do ano são perfeitos para você.

Eu por exemplo optei pelo inverno Europeu. Estava muito frio, mas como eu gosto de frio, neve e tudo mais consegui aproveitar muito!

Quanto Tempo?

Eu sempre fui muito desapegada de família, casa e essas coisas, então pra mim não foi um problema meu intercâmbio. Se tivessem deixado estaria lá até hoje. Mas ao contrário de mim, muitas pessoas sofrem muito com a falta de pessoas conhecidas por perto. Tem gente que consegue ficar um ano, e outros que um mês já é difícil, então nesse momento é importante você ser bem honesta consigo mesma e não extrapolar seus limites.

Fazer o Que?

Qual a finalidade do seu intercâmbio? Um curso de línguas? Profissionalizante? Existem muitas razões para se fazer um intercâmbio. Você pode cuidar de crianças, animais, fazer trabalho voluntário, fazer cursos, trabalhar. São infinitas as opções…

Com Quem?

Uma boa é chamar uma amiga pra fazer intercâmbio com você. Comigo foi assim, eu fui com uma amiga. Ou se não que tal um irmão ou primo?

Mas se você não tiver ninguém para ir com você, não se preocupe, o que não vai faltar vão ser novos amigos.

Ficar Aonde?

As agências de intercâmbio oferecem inúmeras opções, como ficar na casa de uma família, dividir um apartamento, alugar um quarto ou até mesmo se hospedar dentro do colégio que você for, que foi o que eu fiz, e foi muito legal!

Porque ir?

Essa pode parecer uma resposta estranha, mas é uma coisa que só entende quem já foi. Sua visão do mundo muda completamente. Você descobre como existem outros lugares, outras pessoas, outras estórias, outras vidas…a “bolha” do seu mundo estoura e você se vê muito mais aberta, compreensiva, esperta, independente e até mais feliz!!!

Um intercâmbio tem o poder de mudar e despertar na gente coisas e sonhos que nós nem sabíamos que tínhamos.

Um Pouco da Minha Experiência

Como eu disse, eu fui para a Inglaterra. Eu fui logo no comecinho do ano e estava muito frio. Pra quem não conhece, o inverno Europeu é uma coisa de outro mundo, lindo demais. Eu já sabia bastante a língua, mas mesmo assim é um desafio totalmente novo. Eu fui com uma amiga e fiz milhares de outros amigos lá.

Eu fiquei morando dentro do colégio que eu estudei, que se chama Harrow House. Foi tudo novo, eu dividi quarto com mais 3 meninas, mas a experiência foi incrível. Apesar de ser uma cidade do interior, todo final de semana nós conhecíamos uma cidade diferente como Bath, Oxford, Londres e muitas outras.

A cultura britânica é muito forte, e no começo eu sofri um pouco desse choque de cultura sim, mas nada que não desapareça em alguns dias. A comida era diferente, os temperos, os horários, TUDO. Noa primeiros dias sua vida é uma bagunça, e depois ela vai se ajeitando tão bem, que você começa a acreditar que ela vai ser daquele jeito pra sempre.E bem que podia mesmo…hahaha 🙁

É importante você ir ciente das dificuldades que você irá encontrar e levar tudo como um aprendizado e uma aventura. Assim, mesmo que algumas coisas deem errado, estará tudo certo. 🙂

Qual Empresa?

Empresas de intercâmbio são o que não faltam no mercado. Mas é muito importante você ir com uma de confiança, preferencialmente que alguém já conheça e indique. Eu fui pela CI, e não tive problema nenhum, muito pelo contrário eles me ajudaram em cada detalhe. Confio e recomendo.

Algumas Fotos:

Essas são algumas poucas fotos do meu intercâmbio. Faz um tempo já, por isso eu estou tãão diferente nas fotos, hahaha!

208800_139633252776267_5777893_n

167724_123882991017960_1036407_n

208070_139632702776322_56700_n

168752_123882781017981_3879313_n

Agora que você já tem certeza se quer ou não se aventurar em um intercâmbio, é importante conversar com sua família e apresentar informações completas e principalmente passar segurança de que essa é a sua vontade!

Essa é uma experiência que se eu pudesse repetiria todo ano, de tão bom que é!!!

Qualquer dúvidas menina, estou a disposição para responder tudinho!!!

Beijos

064




Comente pelo Facebook:

Ou comente por aqui:

Isa Who? • todos os direitos reservados © 2017 • powered by WordPress • Desenvolvido por